O que os olhos sentem, o coração pode sentir também

Não, você não leu um trocadilho errado. Você sabia que os seus olhos podem dizer como está a saúde do seu coração?  Médicos apontam que exames dos olhos podem indicar problemas cardíacos. A visita a um médico de olhos é de grande importância para sabermos como anda a saúde do corpo de um modo geral.

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, alguns fatores de risco que ameaçam o coração são os mesmos que comprometem a visão. Ele explica que problemas de saúde como obesidade, alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos também provocam alterações na retina e na capacidade de enxergar. O glaucoma – aumento da pressão ocular – por exemplo, também indica o aumento da pressão arterial. O oftalmologista também critica o fato das pessoas não lembrarem da saúde o quanto deveriam e, por isso, deixam de lado a prevenção.

Pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Michigan, ao estudarem como a poluição compromete o funcionamento cardíaco, chegaram a uma grande descoberta: esses efeitos podiam ser identificados em um exame de olhos. A explicação dada por eles, é que os vasos sanguíneos da cavidade ocular são muito parecidos com os existentes no coração, por essa razão,  são afetados justamente pelos mesmos fatores de risco.

Atenção:

Mesmo que doenças sejam apontadas em testes de visão, sugerindo alguma alteração cardíaca, a necessidade de outras análises clínicas mais específicas não é descartada. Uma rotina regular de consultas ao seu médico é indicada já que muitas pessoas com doenças em quadros bem avançados, como diabetes por exemplo, deixam para consultar um profissional muito tarde.

Lembre-se, o melhor remédio é a prevenção! Agende já uma consulta com seu oftalmologista.