Cuidados ao utilizar maquiagem nos olhos

Cuidados ao utilizar maquiagem nos olhos

Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de muitas mulheres e que se torna ainda mais evidente chegando a época das festas de fim de ano. Mas, por mais inofensivo que pareça, é preciso cuidado.

A região peri-ocular  tem grande importância na expressão facial e por isso a maquiagem ao redor dos olhos esta cada vez mais evidente. O uso de maquiagem nos olhos deve ser com segurança e sem exageros. Em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz), prurido (coceira) e edema da conjuntiva.

Abaixo, você confere algumas dicas essenciais para proteger os seus olhos. Vamos lá:

  • Faça o uso de maquiagem hipoalergênica;
  • Sempre verifique o aspecto da sua maquiagem e sua validade;
  • Não exagere no gliter. Essas partículas brilhosas, ao entrar em contato com os olhos, podem provocar graves arranhões;
  • Cuidado com os cílios postiços. A colinha utilizada para fixá-lo pode irritar os olhos;
  • Não compartilhe produtos. Isso evita possíveis contaminações;
  • Para quem faz uso de lentes de contato, o correto é colocá-las antes de passar a maquiagem para garantir que não entre nenhum resíduo dos produtos entre a lente e a córnea.

Devido à maior proximidade dos olhos, a região onde se passa o lápis precisa de mais cuidados, pois é onde se localizam as glândulas de Meibômio. A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, causando terçol.

Outra dica importantíssima é NUNCA se esquecer de retirar, com os produtos corretos, TODA a maquiagem. O excesso e acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras chamada de blefarite. Ocorre porque o acúmulo calcifica dentro da pálpebra, ocorrendo desconforto, inchaço e dores. Demaquilantes específicos para a área dos olhos são os mais indicados, pois não contém álcool e assim, não irritam os olhos. Agora, caso você ainda não tenha esse demaquilante específico, fazer o uso de shampoo infantil pode ser a sua saída. Além de substituir bem, esse produtinho não arde e nem irrita os olhos.

Anotou? Então, reveja sempre estes cuidados e aplique-os no seu cotidiano.