Como manter olhos saudáveis

Como manter olhos saudáveis

Dizem que quem ama cuida, então por que descuidar de algo tão precioso como a nossa visão?

Ver, identificar, perceber, detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos: esse é o papel dos seus olhos. Expostos a uma série de fatores ambientais como poeira, raios UV, partículas estranhas e muitas outras coisas que podem irritá-los, eles precisam de cuidados especiais para que sua saúde não seja afetada. E, para você compreender que pode ter uma visão saudável, listamos nessa matéria alguns cuidados essenciais que você precisa adotar. Vamos lá:

EXAMES PREVENTIVOS

A ideia de procurar um oftalmologista somente quando for necessário é totalmente ultrapassada e deve ser excluída da sua vida. O correto é ter um acompanhamento desde o nosso nascimento, já que algumas doenças só podem ser notadas pelo paciente quando estão em um quadro avançado.

Crianças entre 6 e 12 meses, bem como entre os 2 anos e meio e os 3 anos e meio de idade, precisam ser examinadas por um oftalmologista. Para crianças que desde pequenas fazem o uso de óculos, é essencial o acompanhamento de um profissional.

Ressaltamos: Motoristas que ficam na estrada por longos períodos devem fazer seus exames anualmente.

É importante fazer exames regulares e, a partir dos 40 anos, os cuidados devem ser essenciais para a prevenção de doenças como glaucoma. Para pacientes de alto risco, é importante iniciar o controle a partir dos 20 anos e os exames devem ser realizados a cada dois anos. Aos 55 anos, a mácula deve ser examinada regularmente, de preferência uma vez por ano, para o diagnóstico precoce de possíveis doenças relacionadas à idade. Fumantes e pessoas que passam muito tempo sob o sol correm maior risco.

PROTEÇÃO E CUIDADO

É comum fazer o uso de bons protetores solares para a pele, levando em conta que nosso país é notavelmente baseado em dias quentes de sol do que dias nublados. Assim como é essencial bloquear os efeitos colaterais que os raios podem causar a sua pele, proteger seus olhos é extremamente importante. Os Raios UV também podem causar queimaduras em sua córnea e o resultado é a conhecida “cegueira de neve” ou “queimadura de flash”. Os sintomas incluem dor intensa, extrema sensibilidade à luz e ardor nos olhos, deixando-os vermelhos e lacrimejantes. Em alguns casos, pode até levar à total perda de visão. Sem os cuidados necessários, com a exposição a esses raios UV, pode se chegar a quadros como espessamento da conjuntiva, risco da degeneração macular e à catarata. Por isso use óculos que filtrem a luz UV, bloqueando os possíveis danos que comprometem a sua visão.

ELES TAMBÉM RESPIRAM

O ar puro, com inúmeros benefícios comprovados para o nosso corpo, não deixa de ter um papel importante para nossos olhos. As córneas captam oxigênio diretamente do ar e por isso, pessoas que usam lentes também precisam de um dia de descanso, optando pelo uso de óculos por um período de tempo e pegando um pouco de ar fresco para manter a saúde de sua visão.

COMPUTADOR

Muito tempo na frente de um computador, com os olhos fixos na tela, pode gerar um forte cansaço para os seus olhos. Piscando com menos frequência, eles acabam ficando secos, por isso, é importante fazer pausas para descanso. Desviar o olhar da tela e olhar para objetos ou pontos distantes dela, abrir e fechar os olhos de vez em quando são alguns dos exercícios que você pode realizar para ajudar a relaxá-los.

HIGIENE

Os olhos precisam também de cuidados especiais em relação à higiene. Fica a dica de sempre lavar as mãos antes de tocar seus olhos, evitando a possibilidade de irritação ou incômodo com partículas estranhas.

COSMÉTICOS

O cuidado na escolha de maquiagem também faz diferença. Priorize produtos antialérgicos e sem conservantes, isso evita as irritações que agridem a película protetora de gordura da córnea.

Mulheres: Lembrem-se sempre de remover o rímel, delineador e sombra de seus cílios e pálpebras.

CREMES PARA A REGIÃO DOS OLHOS

Antes de começar o uso de cremes para a região dos olhos, certifique-se dos componentes contidos na solução. Esses produtos não podem conter óleos, já que sua presença no componente pode romper o filme lacrimal e causar alergias. Cuide para que esses produtos não tenham contato direto com os olhos.

PARTÍCULAS ESTRANHAS

A presença de partículas estranhas, como já mencionamos, pode danificar a córnea fazendo com que a parte interna do olho inflame. Quando essas partículas permanecem no olho, ocorre a perfuração da córnea e ela se fecha. Ao esfregar os olhos, nesta condição, pequenas lesões e escoriações podem ocorrer, por isso é necessário o acompanhamento de um oftalmologista.

Outro cuidado extremamente importante é o manuseio de produtos de limpeza doméstica. Queimaduras químicas são frequentes e são causadas por ácidos ou soluções alcalinas presentes nestes produtos. Caso houver o contato direto, deve-se lavar os olhos na tentativa de retirar ou diminuir as substâncias. Em todo o caso, consulte um oftalmologista para a realização de uma consulta.


 

E aí, como andam seus cuidados com os seus olhos?