Aproveite bem as férias de olho na proteção!

Cuidados com os olhos nas férias

O verão chegou e as férias, além de vários atrativos, traz consigo algumas situações típicas da estação. Veja alguns cuidados para os olhos que ajudam em sua proteção e que podem garantir férias com uma saudável diversão.

Muitas pessoas decidem passar suas férias na praia. Ao optar por esse ambiente alguns cuidados precisam ser tomados.  O uso de óculos de sol não pode ser esquecido, lembrando que suas lentes precisam oferecer a proteção adequada. Os raios UVA e UVB, tanto para a pele quanto para os olhos, são riscos prejudiciais, por isso, se o protetor solar cuida da pele, os óculos de sol têm a função de filtrar os raios solares e proteger a sua visão.

Na estação mais quente do ano, algumas doenças podem acabar com a sua diversão. A epidemia de conjuntivite, (devido aos elevados níveis de temperatura) atinge uma boa porcentagem de pessoas neste período. Também é evidente a incidência de terçol, herpes e irritação excessiva, por isso, redobrar os cuidados é tão importante.

A pele das pálpebras, por sua notável sensibilidade, é uma das áreas que também precisa de cuidados especiais. Protetores solares específicos garantem a proteção para essa região, já que na praia a exposição aos raios solares é constante.

Em relação ao clima quente, o uso do ar condicionado e ventiladores ajudam no ressecamento das córneas, causando irritação. Com isso, esfregar os olhos sem antes lavar as mãos se torna algo repetitivo, facilitando a contaminação por vírus e bactérias. Uma boa dica é fazer o uso de colírios lubrificantes, que podem proporcionar maior conforto, protegendo e gerando uma sensação de bem estar.

Lembre-se:

Todos esses cuidados colaboram para a saúde e também para o conforto dos seus olhos, evitam lesões causadas pelo excesso de raios solares e, além das doenças já citadas, previnem contra catarata e degenerações da superfície ocular e da retina. Releia as dicas e cuide-se!