6 dicas que fazem muito bem aos seus olhos

6 dicas para a saúde dos seus olhos

Seus olhos precisam de cuidados e nesta matéria você terá algumas dicas para poder valorizar esse órgão sensorial tão importante para a nossa vida.

1. Faça um exame oftalmológico completo.

Não pense que consultas devem ser realizadas somente em casos extremos. Ir ao oftalmologista e fazer um exame completo, mesmo sem qualquer problema ou desconforto visual, pode ajudá-lo a acompanhar a saúde da sua visão. Algumas doenças podem ser evitadas, já que o acompanhamento de um especialista pode identificar doenças que, muitas vezes, são percebidas pelo paciente já com um quadro bem avançado.

2. Alimentação rica, visão perfeita.

Alimentos que possuem caroteinóides, luteína e zeaxantina ajudam a manter uma visão saudável, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e amplia o alcance visual. Uma dieta rica em vegetais, além de fazer bem ao corpo, colabora na sua visão. Cenoura, espinafre, couve são verdadeiras fontes dessas vitaminas que precisamos introduzir em nossa dieta para uma vida saudável.

3. Minutinhos que te fazem bem

Para quem trabalha o dia inteiro em frente ao computador, essa dica precisa ser seguida. Estar com os olhos fixos em algum objeto durante um dia inteiro pode gerar um enorme cansaço aos seus olhos. Nesses longos períodos, os olhos acabam piscando em uma frequência cada vez menor, atrapalhando a lubrificação natural dos olhos.

A cada 20 minutos descanse seus olhos mudando o seu foco para outros objetos que você pode observar pela sala e faça exercícios, piscando com mais frequência nesses intervalos.

4. Higiene é indispensável

Estamos expostos à diversos riscos de infecções. Para reduzir as chances de adquirir uma irritação ou até mesmo doenças contagiosas, é preciso tomar certos cuidados. Sempre lavar as mãos, antes de ter o contato com os olhos ou na hora de colocar ou retirar as lentes de contato é uma maneira preventiva a ser tomada. Não se esqueça de desinfetar as lentes, conforme as instruções e respeitar o seu prazo de validade. Algumas infecções virais podem comprometer a córnea de forma irreversível.

5. Pare de fumar. Seus olhos agradecem!

Como já deve saber, o tabagismo é um grande fator de risco do câncer de pulmão. Mas o que pode te surpreender é que o fumo pode afetar também a sua visão. Isso mesmo. Pesquisas apontam que alguns tipos de doenças como degeneração macular, catarata e alguns danos irreversíveis ao nervo ótico estão ligados ao fumo.

6. É bom para o visual, nos dois sentidos!

Hoje em dia, sendo um dos variados objetos de desejo para compor um belo e elegante visual, o óculos de sol deixa de ser apenas um lindo detalhe do seu look e começa a ser um item fundamental para a saúde dos seu olhos. Vale lembrar que o intuito desse produto é bloquear os raios solares e evitar danos aos seus olhos. Por isso, ao adquirir um óculos de sol, escolha aqueles capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B.


 

Gostou das dicas? O Instituto de Olhos trabalha para que a saúde dos seus olhos esteja sempre perfeita. Faça o agendamento da sua consulta conosco e venha conhecer o que há de melhor em tecnologia voltada à saúde ocular no leste de Minas.